A maioria já deve ter jogado DotA (Defense of the Ancient) que é uma derivação do Warcraft III. Pois bem, um dos criadores de LoL também fez parte do desenvolvimento de DotA. Existe também o HoN (Heroes of Newerth), mas é pago (você deve comprar a key do game), além disso esta para ser lançado o DotA 2.
-League of Legends-
É um jogo do estilo MOBA. Você controla um herói a cada partida que joga, sendo que pode escolher heróis diferentes a cada partidad que você irá jogar. É como se fosse um CoD da vida, você tem o personagem mas a cada partida que vai jogar pode mudar a arma, neste caso a cada partida que você vai jogar você pode escolher um herói (arma) diferente. Toda partida você inicia com o herói no nível 1 e deve chegar ao 18 (nível máximo dentro de cada partida), para isso você mata monstros e heróis inimigos, ganha dinheiro e compra itens que irão melhorar seu personagem, dando mais resistencia ou pode de dano. Caso alguém o mate, você terá que esperar alguns segundos e depois irá voltar na base (geralmente chamada de fonte).A fonte |
O objetivo é simples, destruir as torres inimigas (ver imagem abaixo) até chegar ao Nexus (principal construção) e destruí-lo, o time que destruir primeiro vence. Enquanto isso é necessário tentar matar os inimigos o maior número de vezes que conseguir (conhecido como ficar feedado, expressão do verbo to feed do inglês que significa alimentar, neste caso você fica "alimentado" ou seja forte) e tentar morrer o menor número de vezes possível. Parece repetitivo fazer isso todas as partidas, mas não é tanto, cada partida é diferente, as estratégias devem ser diferentes e cada champion tem um modo diferente de jogar.
Minimapa |
Os Champions tem que ter um meio de causar dano, defender e etc. e para isso servem os atributos. Eles são:
-Attack Damage - Dano de ataque, é o que determina seu dano com o ataque normal e com certas skills, dependendo do herói;
-Ability Power - É o que define seu dano com algumas skills;
-Attack Speed - Velocidade de ataque, determina o número de golpes que você pode dar por segundo;
-Movement Speed - Velocidade de movimento, é a velocidade com que você se desloca pelo mapa;
-Armor - Determina quanto de dano você consegue reduzir de ataques baseados em Attack Damage;
-Magic Defense - Determina quanto de dano você redduz de ataques baseados em Ability Power;
-Critical Chance/ Damage - Determina, respectivamente, a chance e o dano de ataques críticos;
Todos os Champions tem habilidades diferentes. Todos tem uma habilidade passiva e 4 ativas, sendo uma delas o ultimate (conhecido como ult), essa é a habilidade mais forte de seu herói (apenas dois ou três atualmente não possuem ult, mas isso não os torna mais fracos). Além de tudo isso, você conta com as summoner spells, são habilidades que você escolhe antes de entrar no jogo de uma lista com 14 você escolhe duas para utilizar durante aquela partida.
Cada champion tem uma função dentro do time: (aqui estão listados os tipos básicos, mas sempre existem ramificações)
-Tanker - É aquele que tem bastante defesa, é o tanque do grupo, ele serve para receber toda a "porrada", geralmente é o que demora mais para morrer, mas não é o que tira mais dano.
Minions-Torre-Champions |
-DPS - Champions dps (damage per second) são aqueles que causam dano por secundo, geralmente tem um atk e um atk spd (ataque (attack) e velocidade de ataque (attack speed)) alto. Em team fights (lutas entre os dois times, quando todo mundo se junta) geralmente são os primeiros a serem atacados, por causarem muito dano e serem "papéis" (pouca vida). São championsi importantes e muito úteis, principalmente para praticar backdoor.
-Mage - São magos, utilizam o atributo AP (Ability Power), causam muito dano, mas são "papéis", muitos tem bons ataques em área.
A cada semana existe a Champion Rotation (Rotação de heróis). A cada partida, como já foi dito, você escolhe um herói para jogar, mas você não escolhe um dentre os 60~70 heróis que tem o jogo, você escolhe entre 10 heróis que sãod disponibilizados de graça (a cada semana tem 10 heróis diferentes de graça). Caso você goste muito de jogar com um herói você pode comprá-lo na loja e assim ele estará na sua lista de escolhas sempre, independente de se ele está de graça ou não. Caso você goste muito do jogo e queira gastar seu dinheiro real nele você pode comprar os Riot Points. Com eles você pode comprar skins (visuais diferentes para os champions) ou os próprios champions.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Página de Runas |
Dentro das partidas existem outras diferenças, o nível máximo aqui é 18, e nas lanes (cada um dos caminhos a se seguir no mapa) tem brush (uma matinho onde, se você entrar, fica invisivel aos outros desde que você não ataque os outros). Assim como em Dota exisita o Roshan (monstro neutro mais forte que dropava um item muito bom) aqui também temos um, seu nome é Baron, ele não larga um item, mas sim da um buff (bônus) por um certo tempo para todo o time que o matou. Também não dé possível praticar o deny (destruir torres de seu time ou minions). Além de tudo isso, também é possível se render (surrender) pelo comando /surrender (isso abre uma votação sim/não, sendo que a maioria dos votos do time que quer se render deve ser sim para que se rendam). Também é possível se reconectar aos jogos caso você por ventura venha a cair (o que pode ocorrer com alguma frequencia quando os servidores estão lotados).
Nexus sendo destruído |
*É bem provável que existam mais diferenças, mas estas são as que me lembro no momento e creio que as mais marcantes, caso eu me lembre eu adiciono por aqui.*
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para aqueles que querem ver como é o jogo, aqui vai um vídeo exemplo dele:Web site: http://www.leagueoflegends.com
Orra, baixei o jogo e já me fissurei. Melhor que MMO, que DotA... Jogo quase todo dia !!!
ResponderExcluir