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segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Prince of Persia - Forgotten Sands

Prince of Persia - Forgotten Sands Review

Outro jogo que acabo de zerar e gostaria de postar aqui um review (na verdade foram vários os que eu joguei, mas novos não são muitos, digo, que lançaram a pouco tempo). Antes de mais nada sugiro que jogue toda a trilogia das Areias do Tempo e depois, apenas se tiver virado muito fã, tente este jogo.

-História do jogo [*alerta: pode conter spoilers*]:
A história do mais novo PoP lançado se passa entre os jogos The Sands of Time e Warrior Within (1º e 2º jogo da trilogia das Areias do Tempo, respectivamente). O game inicia com a chegada do Príncipe a sua terra natal. Dentro do castelo esta acontecendo um confronto e seu irmão, que é responsável pela defesa, resolve utilizar o poder das areais do tempo, assim monstros terríveis são liberados e aí já viu né, sobra para você dar um jeito nas coisas.
A história em si é bem simples e tinha muito para dar certo, entretanto não foi algo muito extraordinário, deveriam ter se empenhado mais, assim toda história do game deixa a desejar um pouco, mas para quem é fã mesmo, até que vale a pena tentar.

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-Gráficos & Engine: 
Os gráficos do jogo estão muito bons, os vídeos durante ele também. Algo que muitas vezes não reclamo é do gráfico, e com este não é diferente, o trabalho nesta parte foi magnífico. Não tenho certeza, mas talvez as empresas de game estão tentando fazer jogos com gráficos excepcionais e deixando a história de lado, como neste caso, o que creio ser um erro. 
Agora, a AI deste jogo está muito, mas muito pior mesmo, que a do SCC que falei da última vez. Os monstros são completamente idiotas, e a maior parte do tempo são os mesmos (o que era aceitável nos games antigos devido às limitações), acredito que eles poderiam ter diversificado um pouquinho mais, além de colocar coisas mais difíceis do que os mesmos monstros que andam até o Príncipe esperando pelo massacre.
Um dos poderes que se pode comprar (foto IGN)
Algo que me interessou um pouco foram os poderes elementais e upgrades que você pode fazer. Agora ao contrário dos outros PoP's você tem experiência e sempre que chega ao máximo de pontos (como se upasse um nível) você ganha um ponto para por nestes poderes. Você pode ter de uma armadura de terra até um golpe forte com a espada entre outras coisas.
Mas algo que me deixou triste foi que a principal característica dos games foi retirada, as areias do tempo, quer dizer, você ainda pode voltar no tempo, congelar o tempo, entre outras coisas, mas o que você acumula durante o jogo para fazer tal efeito não é uma areia, mas são representados por "bolinhas azuis". Pode ser um detalhe mas na minha opinião descaracteriza muito o jogo, a diferença entre a pessoa recolher "bolinhas azuis brilhantes" e Areias do Tempo é grande, com uma você vê e diz: "Oba, agora posso voltar no tempo.", já a outra há toda uma história envolvida, e é necessário um certo pré-conhecimento: "Areias do Tempo, libertadas no 1º jogo da série, agora o príncipe luta contra os problemas causados por isso, mas com a ajuda delas.".

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-Gameplay: 
Combates contra Legões Gigantes e... Burras (foto IGN)
 O gameplay de Forgotten Sands não é dos melhores, pelo menos se comparado ao dos outros jogos da franquia. Primeiramente você nota que o jogo foi feita para dar porrada em todo mundo, "baixar o cacete mermo", você consegue uma espada muito forte, já no meio do jogo consegue matar muitos inimigos com um golpe, você praticamente não morre. Cada vez tem mais salas com mais monstros para se matar, o jogo se resume a isso, matar monstros e dar uns saltinhos por dentro do castelo. Para se ter uma ideia, só tem dois níveis de dificuldade: Easy (algo meio que "para macacos") e o Normal (esse seria o fácil), o nível mais difícil já é fácil, o mais fácil até meu cachorro consegue jogar. Além disso tudo, caso você comece jogando no Normal e ache muito difícil, existe uma opção no menu de pausa para diminuir o nível de dificuldade.

Mas então vem a mente, e os puzzles famosos de Prince of Persia? Pois bem, os Puzzles ainda estão no game, um pouco mais escassos, entretanto são ridiculamente fáceis, e no fim muitos acabam envolvendo apenas matar 300 monstros e puxar uma alavanca. Não há um puzzle que seja necessário pensar muito, admito que fiquei preso durante 10 minutos em um, mas foi bobeira minha mesmo, porque era fácil demais.

Água Congelada
Agora que a parte mais inovadora de todo o game foi poder congelar a água, isso foi. Você pode parar o tempo durante alguns segundos (uma barra indica quanto tempo tem) e a água para também, assim você pode subir cachoeiras, usar uma água que sai por canos da parede do castelo (sabe-se lá de onde vem tanta água) como bastões para se jogar para outro lado entre outras coisas. Alguns momentos é necessário mais habilidade, mas nada impossível, na verdade precisa mesmo é velocidade, para congelar e descongelar a tempo de fazer certas coisas, mas como se pega o jeito rápido, fica fácil.


Não quero dar muito spoiler, mas o jogo demora pouco tempo para se zerar e para piorar quando você chega no "chefão" final do jogo, você vê que ele não passa de um maricas que morre em "dois tapas".  Para minha sorte eu não comprei o jogo, consegui com um amigo meu, caso contrário seria dinheiro posto fora...

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-Últimas considerações:


Já digo de cara, só comprem se forem muito fãs, não creio que valha a pena gastar o dinheiro com ele. A trilogia das Areias do Tempo é muito melhor. Agora só nos resta torcer para que o próximo game da série seja melhor trabalhado do que este.

Vídeo: Aqui vai um vídeo de Review do game, para quem quer conferir na íntegra:
 

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